Pinacoteca do Estado de São Paulo

Homem cego toca uma escultura. Região Central

Museu de arte mais antigo da cidade localizado no Jardim da Luz, a Pinacoteca abriga um dos maiores acervos de arte brasileira com quase nove mil peças, abrangendo a história da pintura brasileira dos séculos XVII ao XXI. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas européias, além do gabinete de obras sobre papel.

Informações específicas por tipo de deficiência

  • Auditiva: Material informativo, vídeo guia e intérprete de Libras, além de educadores surdos e ouvintes fluentes em Libras. Possui a Central de Libras – CELIG.
  • Fisica: Entrada para cadeirante diferente da entrada principal. O local conta com 4 banheiros adaptados. Acesso aos pavimentos por elevador, as obras estão dispostas em altura acessível. Há 10 lugares reservados para cadeiras de rodas no auditório, com acompanhante ao lado. Há autonomia de circulação para cadeirantes.
  • Visual: Oferece acervo e material informativo em braile, áudio e ampliado. Oferece exposição acessível, audiodescrição, publicação de catálogo em braile e áudio, recursos sensoriais, percurso, maquete, mapas e esquemas táteis, e imagens em alto contraste. Conta ainda com áudio-guia da galeria tátil de escultura e guias-videntes.
  • Intelectual: Disponibiliza profissionais para o atendimento, adequação de roteiro na mediação e materiais multissensoriais. Podem ser agendadas visitas inclusivas.