Sobre nós

Este é o site do "Guia de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo", um projetodo Instituto Mara Gabrilli, que disponibiliza informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais para ampliar o acesso e inclusão de pessoas com deficiência aos espaços, linguagens artísticas, conhecimento e práticas culturais.

São 251 locais listados ,para chegar a este número, a equipe do projeto realizou um minucioso trabalho de validação e revisão das informações constantes na primeira edição lançada em 2012 e foi novamente a campo para avaliar mais 180 espaços culturais da cidade.

A avaliação levou em conta a oferta de acessibilidade física dos espaços, o acesso às informações, a mediação para o público com deficiência e as propostas inclusivas desenvolvidas pelo local. Além disso, foi avaliada a oferta de recursos como intérpretes de libras, audiodescrição, legendagem e o atendimento ao público com deficiência intelectual.

O resultado desse trabalho é um conjunto de informações sobre acessibilidade em museus, centros culturais, teatros, cinemas, galerias de arte, bibliotecas e escolas de formação artística. Essas informações estão subdivididas por regiões da cidade, facilitando a consulta dos locais, conforme o interesse do leitor.

Para cada um dos espaços apresentados, separados por tipo de equipamento, museu, cinema, centro cultural e outros, o guia traz informações gerais sobre a acessibilidade e detalha os recursos disponibilizados para cada tipo de deficiência.

Os equipamentos que não ofereciam nenhum recurso de acessibilidade ou estavam em reforma durante o período de avaliação não entraram no guia.

O critério para seleção dos equipamentos que receberam destaque no Guia foi construído com base no equilíbrio e ponderação entre a oferta de acessibilidade física dos espaços, do acesso à informações, da mediação para o público com deficiência e das propostas inclusivas desenvolvidas pelo local. Cada item avaliado pelos pesquisadores recebeu uma pontuação de acordo com o nível de acessibilidade oferecido. Os equipamentos mais acessíveis, os de maior nota, ganharam mais espaço para destacar os recursos oferecido

Essa classificação foi escolhida para dar reconhecimento aos locais que já priorizam o acesso a essa parcela de paulistanos que tem direito de ir e vir, de assistir a um filme, compreender uma peça de teatro ou ainda ter contato com o patrimônio cultural da cidade. Esses são direitos assegurados por lei a mais de 1,5 milhão de paulistanos com deficiência.

O que vocês vão observar a seguir é mais do que um guia de equipamentos culturais acessíveis na cidade de São Paulo. É a continuidade de um incansável trabalho, para que novos espaços sejam sensibilizados a valorizar a diversidade e entender e respeitar o direito à cultura como um direito de todos.

Desejamos um bom divertimento.

Equipe Instituto Mara Gabrilli

O Instituto Mara Gabrilli (IMG) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Fundado em 1997, por Mara Gabrilli, atua no apoio a pesquisas cientificas para cura de paralisias, apoio a atletas do esporte paraolímpico e na orientação para desenvolvimento social de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o IMG colabora com o apoio a diversos eventos e projetos de inclusão com o intuito de gerar um impacto na sociedade, tornando-a mais justa e acessível para todos.